terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Escola Superior da Magistratura Federal oferecerá ensino a distância

A Escola Superior da Magistratura Federal (Esmafe), da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs), oferecerá, a partir do dia 14 de março deste ano, cursos na modalidade de ensino a distância (EAD).

Esses cursos oferecerão aulas presenciais e, de modo simultâneo, os alunos poderão acompanhar conteúdos como palestras, encontros, reuniões e debates, que serão transmitidos ao vivo pela Esmafe, podendo os seus integrantes interagir sob orientação de um professor (monitor).

O presidente da Ajufergs, juiz federal José Francisco Andreotti Spizzirri, explica que as aulas são assistidas em diversos polos de transmissão, havendo integração entre os colegas presentes, além da possibilidade de contato após a transmissão do conteúdo, por meio de chats e fóruns, ferramentas online, disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem, concebido para o atendimento ao aluno, no site da Escola.

De acordo com Spizzirri, através de um convênio firmado com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), serão oferecidos cursos em formato EAD na região da Serra gaúcha. As aulas serão assistidas nos campi da UCS. Deste modo, haverá unidades de transmissão em municípios gaúchos como Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Canela. Além dessas cidades, outras também contarão com unidades de transmissão, como Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Maria, Santo Ângelo, Vacaria e Porto Alegre.

Spizzirri informa que nos municípios que não há campus da UCS, a Esmafe montará uma estrutura para formação de polos de transmissão. "A Esmafe promoverá os seus EADs e a UCS, por sua vez, será o órgão certificador para cursos de especialização (lato sensu)", acrescenta. O dirigente lembra que a Esmafe, inclusive, já encaminhou um pedido junto ao Ministério da Educação (MEC) para também se tornar certificadora de cursos.

Neste ano, a Esmafe está em tratativas para montar polos de transmissão em outras regiões do Rio Grande do Sul. Spizzirri diz que deverá ser estabelecida parceria também com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), mas mantendo a UCS como certificadora dos cursos. No caso de Passo Fundo, a Esmafe vai montar uma unidade de transmissão; e, em Rio Grande, a instituição fará acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil - Rio Grande do Sul (OAB/RS).

A Esmafe surgiu há 14 anos, com o objetivo de oferecer preparação à Carreira da Magistratura Federal. O dirigente lembra que a Escola colaborou na formação de mais de 60 alunos, que se tornaram juízes federais ao longo deste período. Destaca que a instituição é reconhecida pela comunidade acadêmica, tendo estabelecido parcerias com universidades tradicionais do Estado e atualmente é capaz de oferecer cursos de especialização em Direito Público e em Direito Previdenciário.

Informações adicionais: a Esmafe está localizada na Rua dos Andradas, 1001, conjunto 1.603, em Porto Alegre. Site: www.esmafe.org.br. E-mail: esmafe@esmafe.org.br. Tel.: (51) 3286.0310. O curso de especialização em Direito Previdenciário (formato EAD) está com as matrículas abertas.

Fonte: Jornal do Comércio - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário