Eleitor 3.0 exige interatividade
Andreia Santana
Os jovens da Geração Y são chamados pela advogada e especialista em Direito Digital, Patricia Peck Pinheiro de eleitores 3.0. "O eleitor 3.0 é aquele para quem a internet é o primeiro canal de informação, que quer sempre saber mais, que exige interatividade", conceitua.
Patricia Peck é co-autora, ao lado do também advogado Leandro Bissoli, do audiobook Eleições Digitais (Editora Saraiva), coletânea com duração de 80 minutos, que reúne as mudanças a partir da Lei Nº 12.034/2009 e orienta tanto candidatos quanto eleitores sobre o uso da internet nas campanhas deste ano.
A especialista alerta que comunicação eficiente na rede mundial de computadores tem de ser multidimensional, mas não pode ser massificada. "A comunicação na internet não é unilateral. O candidato não pode escrever apenas sobre si mesmo e usar o meio como acessório para expor a própria identidade e a da sua campanha. O público de internet quer manifestar opinião, discutir e colaborar", adverte.
Transpor as estratégias pensadas para outras mídias, como rádio e tv, também não funciona na rede. "A comunicação de massa é feita pelos outros meios, na internet, ela é setorizada e segmentada, tem muitos focos de acordo com os diversos perfis e interesses comuns dos usuários".
Como exemplo, ela cita a famosa campanha virtual de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, em 2008. "Obama montou vários perfis no Facebook, um para cada grupo de eleitor que ele queria atingir".
A advogada adverte ainda contra atitudes antipáticas, como manter fechados os espaços de comentários em um blog ou enviar spams via email para os internautas. "O candidato que monta uma estratégia de campanha na internet precisa estar disposto a ouvir tanto quanto falar. A geração Y se sente dona da internet, esse usuário é muito crítico e utiliza a própria rede para reclamar. Daí estar atento inclusive para fazer denúncias de irregularidades".
Fonte: A Tarde on line - BA
domingo, 20 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário