segunda-feira, 24 de março de 2014

O que todos os alunos de cursos online devem saber .

Conheça 4 coisas que todos os alunos de cursos online devem saber. 

Eles devem saber priorizar os tópicos mais essenciais para a formação acadêmica.

Ser professor de um curso online é um grande desafio para os educadores. Além de terem que aprender novas formas de lecionar e depender dos recursos tecnológicos para passar o conteúdo, os alunos também devem fazer a sua parte para que o curso seja aproveitado ao máximo. Por isso, veja 4 coisas que você deve ensinar aos seus alunos para que todos tenham uma boa experiência com os cursos online:

1 – Interação
Mais do que nas salas de aula, nos cursos online a interação é fundamental. Por conta dos cursos serem à distância, não é possível ver o rosto e as reações de cada pessoa, mesmo que haja uma webcam. Por isso, diga aos seus alunos que eles precisam interagir com você e com o conteúdo lecionado. Se eles não tiram dúvidas, não dizem as suas opiniões e nem iniciam debates, é difícil elaborar aulas melhores e digerir o que é ensinado.

2 – Visibilidade
Para que o professor consiga realizar o seu trabalho de maneira eficaz assim como na sala de aula, o aluno deve ser fácil de ser encontrado para dialogar. Por isso, peça para que todos os estudantes sempre coloquem em seus perfis os seus contatos. É imprescindível que exista mais de uma possibilidade de contato para que o professor possa falar com ele o mais rápido possível.

3 – Prioridades
Na sala de aula, é muito fácil mostrar aos alunos quais são os conteúdos que eles devem priorizar na hora de estudar. Porém, em cursos online, essa distinção não é tão simples. Por isso, sempre lembre aos seus alunos que existem assuntos que não são tão importantes e outros que são mais relevantes. Eles devem saber priorizar os tópicos mais essenciais para a formação acadêmica e focar neles durante o estudo.

4 – Autonomia
Geralmente, alunos de cursos online optam por esse tipo de formação porque já são mais velhos, trabalham e possuem outros compromissos. Por isso, lembre-se que você não está lidando com crianças, e sim pessoas já crescidas. Dê autonomia para que eles façam os trabalhos da maneira que mais os agradarem e não seja muito rígido. Porém, avise-os que, com a autonomia, as responsabilidades crescem, por isso, eles devem ficar mais atentos à qualidade dos projetos e lições que eles entregam.
Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário