Ensino à distância corporativo já soma mais de 560 cursos no Brasil
A popularização de dispositivos móveis como tablets e smartphones traz novas possibilidades para o e-learning corporativo. No entanto, as empresas ainda estão no começo ao que se refere à adesão do ensino à distância através dessas plataformas. Esta é a opinião da diretora do núcleo de RH do International Quality e Productivity Center (IQPC), Lilian Molina.
Esse cenário deve mudar, já que os tablets trazem redução de custos. Para as empresas com unidades pulverizadas pelo país e com uma mudança constante de processos e produtos, se tornam necessárias plataformas que diminuam custos e tempo de treinamento, destaca Molina.
O diretor de tecnologia da empresa de soluções de e-learning - Digital SK, Romain Mallard, aponta outros benefícios do ensino à distância (ead) corporativo. Entre eles, maior flexibilidade para seus colaboradores, personalização dos conteúdos e facilidade de medir avanço do aprendizado. Ele destaca a importância desse ensino para as companhias que possuem muitos colaboradores que precisam ser atualizados com frequência como as empresas de telecomunicações, de energia, petrolíferas e os grandes bancos.
A forte utilização de e-learning em bancos é confirmada pela consultora educacional do banco Santander, Gilmara Alvarado. Atualmente a instituição financeira possui 400 títulos para treinamentos online e gastou em média R$3 milhões por ano com aluguel de plataforma e desenvolvimento dos cursos. o ead não substitui treinamento presencial, ele é um otimizador e corresponde por 80% dos cursos no banco.
A MasterCard também tem apostado nesse tipo de ensino. Através de sua própria universidade, a empresa realiza treinamentos online logo após a contratação do novo colaborador, no qual se aprende sobre o negócio, código de conduta, informações sobre modelo de liderança etc. O funcionário pode também elaborar seu próprio curriculum, de acordo com suas necessidades pessoais de aprendizado.
Os treinamentos virtuais abrangem todas as áreas e são divididos por temas de Diversidade, Liderança e Gestão, Professional Skills e Trabalho em Equipe. Uma experiência piloto em ead é voltada para orientação de carreira. Um consultor virtual elabora uma série de questões, as quais o funcionário responde e, ao final, indica quais são as áreas identificadas que podem ter sucesso de acordo com as preferências dos colaboradores.
e-learning corporativo no Brasil
Os inscritos em ead corporativos totalizaram 208.743 funcionários em 2009 no Brasil em 561 cursos. As áreas que mais receberam investimentos foram: finanças, informática, planejamento, gestão, educação e cidadania. O total gasto com e-learning corporativo foi de R$ 110.870.08.
Os dados são da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). O relatório mostra que a maioria das empresas ainda utiliza o computador como principal mídia para o ensino a distância (91%). Porém, algumas instituições, em número pouco expressivo, já utilizam outros recursos, como DVD (26%), celular (9%) e MSN (4%).
A redução de custos é apontada por 100% dos entrevistados como a principal vantagem do e-learning. Em segundo lugar está a agilidade na realização, com um total de 93%. O estudo assinala que apesar de as empresas defenderem que a principal razão para a escolha desse modelo é a qualidade, as companhias ainda utilizam modelos básicos de EAD.
Mobile learning
O executivo da Digital SK sinaliza que o Brasil não esta atrasado na adoção de e-learning corporativo, porém a infraestrutura ainda é um entrave, principalmente na adoção de novas plataformas. Estamos no início da penetração dos smartphones, em torno de 20% de celulares desse tipo no Brasil. Além disso, falta um padrão nessa área, já que há muitos sistemas operacionais diferentes, o que dificulta desenvolvimento de aplicação.
Apesar das dificuldades, Mallard acredita que a adoção de mobile learning deve crescer por ser mais flexível. No entanto, a utilização será com interações simples. Nesse momento trabalhamos com as chamadas pílulas de conteúdo de curta duração, em torno de 3 a 5 minutos.
O diretor Global de Aquisição de Talento MasterCard América, Moisés da Silva, também destaca essa modalidade. Creio que passaremos a desenvolver treinamentos rápidos, chats, ou reminders, via estes aplicativos, buscando disseminar o conhecimento.
O banco Santander chegou a iniciar projeto de mobile learning em 2008, mas foi descontinuado com a integração do real, segundo a consultora da instituição, Gilmara Alvarado. Devemos retornar esse projeto no ano que vem, disponibilizando treinamento com dispositivos corporativos e depois abrindo para as plataformas particulares dos executivos.
O crescimento do uso de novas tecnologias e a necessidade de mão - de - obra qualificada incentiva mais ainda o mercado de e-learning segundo Mallard. Ele destaca três principais tendências do ead nas empresas. Entre elas, o mobile learning, uma maior parceria entre as companhias e as instituições de ensino e a adoção do e-learning em toda cadeia produtiva.
Resultados trazidos pelo ead
Os resultados trazidos para as empresas com esse tipo de ensino ainda são difíceis de medir de acordo com Gilmara. Não há como saber exatamente o retorno que traz para o banco, mas o ead está suprindo as necessidades dos funcionários.
Hoje temos várias metologias para avaliar o ROI do investimento com treinamento e desenvolvimento, mas essa não é material fácil uma vez que há muitas partes que são intangíveis ao processo, avalia Moisés.
Para Mallard, a utilização do e-learning corporativo há dez anos pelos bancos, mostra a importância dessa ferramenta de ensino. Os treinamentos são essenciais dentro das empresas e o ead é o melhor modo de realizá-los, finaliza o executivo.
Por Luisa Pascoareli
Fonte: Executivos Financeiros - SP
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