sábado, 28 de maio de 2011

Como resistir à tecnologia em sala de aula?

Recentemente em um debate na aula de Pedagogia surgiu uma indagação: Porque será que os professores são tão resistentes a tecnologia?

Diversas discussões em paralelo surgiram: medo, despreparo, falta de qualificação, falta de capacitação, ciúmes e outras coisas mais. Por horas discutimos e o único consenso foi que falta capacitação aos professores e que a tecnologia é uma ferramenta de apoio pedagógico que pode ser um elo aos alunos.

Não há como discutir, a tecnologia tem invadido nossas vidas,e esta presente tudo que fazemos, seja para se comunicar, alimentar, locomover, comprar e outras atividades rotineiras. Basta olhar para os computadores, equipamentos eletrônicos e de comunicação, que têm invadido nossos lares e tomado parte de nossa vida.

O termo tecnologia refere-se a tudo que se inventou, tanto artefatos como métodos e técnicas, para estender a capacidade física, sensorial, motora ou mental do homem, facilitando e simplificando o seu trabalho, enriquecendo suas relações interpessoais, ou simplesmente lhe dando prazer.

A tecnologia educacional é um pouco diferente da tecnologia, pois, ela pode ou não ser utilizada, ficando a cargo dos professores e da coordenação pedagógica essa decisão. Diferente da sociedade que tem que se adequar as novas formas de viver ela simplesmente colabora e permite novos caminhos e soluções para sanar as deficiências de ensino.

A tecnologia não irá em nenhum momento substituir a figura do professor, mas ela pode ajudar na construção coletiva dos conhecimentos. No Brasil através do governo federal instalou até o ano passado cerca de 6,6 mil telecentros em 5,4 mil cidades brasileiras, atingindo 98% dos municípios brasileiros, e em 2011 estará capacitando todos os monitores e professores por meio de parceria entre o Ministério das Comunicações e da Educação.
Até 2014 , está previsto que seja implantada uma rede com 100 mil telecentros. Esses telecentros serão compostos por dez computadores, um servidor central, central de monitoramento com câmera de vídeo, impressora a laser, projetor multimídia e todo mobiliário (cadeiras e mesas).

A tecnologia serve de apoio ao professor com as mídias, som, imagem, filmes, pesquisas, promovendo a criatividade e o estímulo aos alunos. Diante do avanço tecnológico, o professor não é encarado como um técnico, mas um profissional que desenvolve, implementa inovações, participando ativamente e criticamente do processo, transformando-se em um agente dinâmico cultural, social e curricular que possa tomar decisões educativas e elaborar projetos com os colegas controlado pelo coletivo.

Portanto , não há como deixá-la de lado, aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, cabem propor maneiras de utiliza-lá no projeto pedagógico, aos professores de inserir no contexto e aos governantes de capacitar todo mundo! Sem ela não há como interagir com esse novo aluno deste século.

Fonte: JorNow - Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário