sábado, 5 de novembro de 2011

Uma atividade pedagógica do curso Redes Sociais

Grupo: Mirian Fernandes, Simone Pereira e Ricardo Silva

Tema: Aprendizagem Colaborativa

Tarefa: Construção de um BLOG

Introdução:
A escola precisa incorporar em suas práticas cotidianas uma cultura tecnológica e formar leitores críticos, a partir da utilização adequada das variadas mídias. Professores e alunos precisam apropriar-se das tecnologias, como seres ativos, sujeitos e atores sociais no processo educativo. Tanto a mídia escrita, quanto a sonora, a audiovisual e a informatizada podem contribuir com muitas possibilidades para a prática educacional. A principal mídia utilizada em educação tem sido a impressa, mas esta precisa ser complementada por outras de maneira adequada e contextualizada.
Blog foi criado no final da década de 90 por Jorn Barger, em português blogue, é uma contração do termo inglês Weblog, que por sua vez significa diário virtual, uma evolução dos antigos diários. É um site cuja informação está organizada cronologicamente da mais recente para a mais antiga. Os blogues podem ser pessoais e/ou coletivos e estarem abertos a todos ou a uma comunidade fechada, a qual discute temas específicos de interesse para esse grupo. Atualmente, a maioria dos blogues é compatível com recursos de inserção de imagem, vídeo, áudio, esse conteúdo será de propriedade do autor do blog, mas poderá ser organizado, indexado, agregado e/ou lincado por terceiros, otimizando o acesso as informações na Web. O processo de permalinks, ou urls permanentes, transformam cada post em uma página exclusiva, possibilitando o acesso a conteúdos antigos.
Justificativa:
Desde que surgiram no mundo virtual, os blogs deixaram de ser apenas diários on-line para assumir funções muito mais significativas no processo de comunicação. O uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a realização e apresentação de trabalhos, facilitar o dia-a-dia dos professores e estudantes que tem no ambiente uma espécie de arquivo de documentos, além de aproximar os alunos, que podem discutir idéias e opiniões sem que estejam no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo.
O blog proporciona uma aprendizagem significativa a todos os envolvidos, seja o professor que media a atividade, como os alunos que atuam como co-autores. O Blog propicia ao aluno o contato com o mundo virtual, podendo utilizar de suas ferramentas, podendo ser grande aliado da aprendizagem, que estimula a leitura e escrita para nossos (as) educandos (as), além de proporcionar uma interatividade entre todos.

Público-alvo :
Professores e alunos envolvidos na atividade.

Competências:
• Capacidade de fazer análises reflexivas e de se expressar, realizando comparações das idéias resultantes de cada trabalho.
Ao final dessa experiência pedagógica, espera-se que os participantes estejam aptos a utilizar novos meios no ensino, para desenvolver competências relacionadas:
• à expressão oral e escrita;
• à interpretação da realidade;
• ao estabelecimento de relações com outros conhecimentos;
• ao domínio de diferentes linguagens;
• ao raciocínio lógico, crítico e criativo;
• à visão interdisciplinar dos conhecimentos;
• ao relacionamento teoria-prática;
• à pesquisa;
• ao desenvolvimento de projetos;
• à resolução de situações-problema;
• à construção de argumentações;
• e à elaboração de propostas.

Objetivos:
•Identificar as características da aprendizagem colaborativa.
•Aplicar os conceitos de aprendizagem colaborativa na construção de um blog coletivo
•Explorar a utilização do blog como recurso ou estratégia pedagógica.


Orientações da tarefa:
Vamos criar um blog sobre “Aprendizagem Colaborativa”?
•Formar grupos de 3 ou 4 alunos
•Pesquisar e trocar informações sobre o tema
•Selecionar textos, imagens e vídeos para serem postadas no blog
•Criar um blog onde cada colaborador deverá fazer suas postagens

Metodologia:
O professor auxilia na construção do conhecimento, acompanha o desempenho de cada participante, fixa a data de entrega das tarefas, corrige as tarefas, envia feedback para cada participante, orienta e participa das discussões e incentiva a aprendizagem cooperativa.

Avaliação:
A avaliação será formativa num processo contínuo onde os critérios serão baseados nas competências que deverão ser alcançadas. Serão desenvolvidas atividades individuais e em grupos, além de atividades práticas a partir de situações do contexto profissional, buscando desenvolver a autonomia e a postura crítica dos participantes.
Valor da tarefa: 10 pontos
Critério: Conteúdo / Clareza / Objetividade/ Layout do blog

Referências:
BOEIRA, Adriana Ferreira Boeira – Blogando algumas possibilidades pedagógicas http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf
RIZZI, C.B., COSTA, A C.R., FRANCO, S.R.K. A cooperação presencial ou a distância em uma perspectiva piagetiana. Tecnologia Educacional, ano XXXII, n.163/166, p.125-135, out./2003-set./2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário